A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO IFCE.
De 22 a 26 de agosto de 2011
A Semana de Artes Visuais do IFCE é uma atividade acadêmico-científico-cultural do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV, organizada como fórum institucional para discutir temáticas que envolvem a formação do artista-professor-pesquisador. Em sua segunda edição, o evento dá visibilidade à produção acadêmica de artistas-professores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que evidenciam as práticas educativas em artes visuais e seus desdobramentos na contemporaneidade.
O IFCE tem empreendido esforços para efetivar o CLAV como formação inicial do artista-professor-pesquisador. A qualificação do corpo docente tem conseqüências positivas no cotidiano acadêmico, mas o curso ainda precisa de mais professores e de mais laboratórios. As alterações da matriz curricular já permitem a eleição de aprendizagem em procedimentos artísticos, porém, ainda não se discute aspectos da Economia Criativa nessa formação inicial.
Atualmente, tomar a atividade artística dos licenciandos como ponto de partida para as reflexões sobre a docência, vinculando-as as práticas do estágio supervisionado é o desafio mais evidente do curso. A escola pública em suas diversas faces não é atraente e pouco seduz jovens artistas-professores. Como, então, orientá-los para atuar com alunos não ouvintes, não videntes, não falantes? Mesmo que o licenciado faça a opção em ser professor, não se pode excluir dessas reflexões as estratégias de formação solidária desenvolvidas entres os próprios alunos, seus grupos e coletivos de arte.
As políticas públicas para o ensino de Arte estão invisíveis. A demanda por professores de artes visuais já não se concentra apenas no ensino formal. A mediação cultural tem se tornado um atrativo para os licenciandos, que disputam as reduzidas vagas de estágio profissional nos centros culturais da cidade. Atuar como docente em projetos sociais de qualificação profissional parece ser alternativa para aqueles que não desejam se engajar na escola formal. Portanto, oportunizar a discussão dessas e outras questões na formação inicial do artista-professor-pesquisador é o objetivo da II SAVIFCE.
Realização
IRIS – Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais do IFCE
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