quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vamos participar?

V FÓRUM DE PESQUISA EM ARTE

Pro-vocações - trans-formações – re-voltas

Belém, 01 a 03 de dezembro de 2010


O QUE É?


O V Fórum Bienal de Pesquisa em Arte é um espaço institucionalizado de debates e de socialização de pesquisas nas diversas linguagens artísticas realizadas por profissionais da Universidade Federal do Pará e de outras IES, assim como por aqueles vinculados a instituições de Ensino Básico e Profissional.


O evento visa, por meio de discussões, reflexões, comunicações e performances, repassar à comunidade e, em especial, à classe artística, os resultados das pesquisas desenvolvidas intra e extra academia, estabelecendo um diálogo que permita maior inserção da universidade na sociedade.


O Fórum possibilita aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da arte, desde a sua implantação, no ano de 2002.


MODALIDADES DE TRABALHO


Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no V FORUM DE PESQUISA EM ARTES como Comunicação Oral. As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades:


1. Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento


Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em Artes, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Artes e para a produção científica em geral.


2. Pesquisa Concluída


Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.


3. Relato de Experiência


Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência artística e/ou pedagógica em Artes, já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.


ENVIO DOS TRABALHOS


Os trabalhos deverão ser submetidos pelo e-mail v.forumbienal@gmail.com, até as 24 horas (horário de Brasília) do dia 20 de outubro de 2010.

DATAS E PRAZOS IMPORTANTES


1. Envio de trabalhos: 20 de setembro a 20 de outubro, para o e-mail v.forumbienal@gmail.com.


2. Avaliação pelo Comitê Científico: 21 de outubro a 01 de novembro.


3. Divulgação dos resultados: 02 de novembro, com envio para o e-mail dos autores.










CONTATOS


Secretária do PPG Artes/ UFPA: Ailana Guta


Telefone: (91) 3241 5801/ (91) 3241 8369


E-mail: v.forumbienal@gmail.com


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Programação da I SAVIFCE



I SEMANA DE ARTES VISUAIS DO IFCE


A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS (EX) ALUNOS DE ARTES VISUAIS DO IFCE NO CIRCUITO DAS ARTES

Dia 23/08 - Anexo Aldeota


10:00h - Pátio Interno - Abertura Oficial do Evento

 
Dia 24/08 - Anexo Aldeota


08:00h - Auditório - Comunicações de pesquisas em Artes Visuais

 
10:00h - Auditório - Mesa Redonda I: Editais no Circuito da Arte como Experiência

Ana Cristina Mendes - graduada em Artes Plásticas pelo CEFET-CE, e Technical Design pelo FIT – Fashion Institute of Technology, Nova York / EUA. Especialista em Dança e Pensamento. Integra grupos ligados ao movimento corporal, trabalhando com performers, bailarinos, coreógrafos e vídeo-makers. Discute os limites do corpo, sua memória, sentidos e sensações que o envolvem - consequências de sua existência. Seu trabalho propõe diálogo estreito entre corpo - espaço - tempo: corpo artista – meio ambiente.


Ise, Ivanise Braga Araújo - graduada em Artes Plásticas pelo CEFET-CE. Tem atuado como designer gráfico, e com intervenções urbanas na cidade de Fortaleza, integrando o coletivo Monstra.


Sara Vasconcelos Cruz - graduada em Artes Plásticas pelo IFCE e estudante de Licenciatura em Letras Português na Universidade Estadual do Ceará. È estagiária do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Participou de exposições coletivas em Fortaleza, Salvador e Brasília e ganhou o prêmio de Viagem ao Exterior como Primeiro Lugar na Categoria Gravura na XV Unifor Plástica. Membro do Grupo Meio-Fio de Pesquisa Ação, organiza a I Semana de Arte Urbana do Benfica.


Rafael Limaverde - artista plástico graduado pelo IFCE e atua como xilogravurista e ilustrador, é integrante do Grupo Acidum.


Coordenador: Prof. Sebastião de Paula

 
10:00h - Sala de Modelo Vivo - Mesa Redonda II: Ilustração de Quadrinhos: As questões de criação e de Mercado.

 
Adams Rebouças Pinto - graduado em Artes Plásticas pelo CEFET-CE. Criou a revista em quadrinho on line MUTUNAZ(www.mutunaz.com.br ) que fez relativo sucesso, com mais de 500 membros do Orkut e várias referencias em blogs nacionais. Sócio da Fora da Rota, camisaria webstore

(www.foradarota.com.br), desenvolvendo estampas de vários fenômenos pop como Lady Gaga, Super Mário, Roberto Carlos, dentre outros.


Daniel Diaz - graduando do curso de Tecnologia em Artes Plásticas do IFCE. Ilustrador e design gráfico. A maior parte de sua produção é destinada ao público infantil. Participou da concepção e coordenação do I Festival Internacional de Ilustradores do Ceará e da Exposição Ilustração - mil e uma utilidades, evento anexo à VII Bienal Internacional do Livro do Ceará de 2006. Atualmente, toca projetos editoriais e participa de ações educacionais.


João Bosco de Sousa Filho - graduado em Artes Plásticas pelo CEFET-CE e especialista em Design Digital pela FIC. Desde 1998 trabalha como desenhista de quadrinhos pro mercado norte-americano, atuando em diversas revistas, dentre elas Asa Noturna (DC Comics) e Turok (Acclaim Comics) assim como adaptações de jogos de video game e títulos para editoras como Marvel, DC e Image Comics.


Fred Macêdo - Graduando em Artes Visuais do IFCE. Quadrinista, ilustrador e professor de desenho. É membro da Oficina de Quadrinhos da UFC, colabora com a Revista Universidade Pública, Enredo e Quadrix, publicou também no Jornal O Povo e o Diário do Nordeste. Além do Brasil, teve seus trabalhos publicados em livros e revistas na Itália, Argentina, Uruguai e Portugal, onde participou do 19º Festival Internacional de Bandas Desenhadas da Amadora.


Coordenador: Prof. Wendel Alves de Medeiros

Dia 25/08 - Anexo Aldeota


08:00h - Auditório - Comunicações de pesquisas em Artes Visuais


10:00h - Auditório - Mesa Redonda III: A Docência na Construção de Saberes em Artes Visuais.

Fernanda Araújo de Sousa - Graduada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Artista/ professora, há dois anos vem se dedicando ao ensino de Artes. Atualmente leciona Artes para o Ensino Médio na rede pública Estadual.


Leimisson Cassimiro - artista plástico graduado pelo CEFET-CE, especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cursa Licenciatura em Artes Visuais no IFCE integrando o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação. Foi educador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará (de 2004 à 2007) e também professor de Artes da rede pública Municipal de Fortaleza (2007 à 2009). Atualmente é professor e coordenador de Artes em escolas particulares da Cidade.


Wendel Alves de Medeiros - Tecnólogo em Artes Plásticas pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará com Especialização em Design Gráfico pela Faculdade Sete de Setembro - FA7. Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE nas Disciplinas de Fotografia e Videoarte. Área de concentração dos estudos: imagem, comunicação, corpo e arte.


Kely Evangelista - graduada em Artes Plásticas pelo CEFETCE. Arte educadora com experiência com ensino de artes no ensino Infantil em instituições públicas e particulares.


Coordenador: Prof. Marcos Oliveira Lopes

10:00h - Sala de Modelo Vivo - Mesa Redonda IV: Arte/Educação no Terceiro Setor: socializando conhecimentos.

Clóvis André Almeida Lima - educador social e artista plástico, com especial interesse pela área de desenvolvimento de projetos em arte educação, voltados para a conscientização do comportamento humano aliado ao contexto estético e ético da arte. Ministrou diversos cursos nas áreas de desenho artístico, grafite, aerografia e serigrafia para jovens de diferentes faixas etárias, em projetos patrocinados pelo Governo do Estado do Ceará e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. É graduando do curso de Tecnologia em Artes Plásticas do IFCE


Emanuel Souza da Silva - cursa Licenciatura em Artes Visuais no IFCE. É professor de artes plásticas pela rede institucional de Caucaia em 2008. Atualmente é educador do Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Dione Moreira de Morais - cearense, cantora, atuando no cenário artístico-cultural da cidade desde 1985, graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Artes Plásticas do IFCE. Desde 2005 desenvolve oficinas de Arte em projetos sociais, programas de combate à violência e geração de renda. Atualmente é educadora social do Pronasci - Programa Nacional de Segurança com Cidadania.


Maira Gutierres - graduanda na Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, atua como Arte-Educadora no Projeto Trilhos Urbanos, no Grande Bom Jardim, lecionando a disciplina de fotografia e artes visuais. Esse projeto é apoiado pelo PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).


Coordenador: Prof. Pacelli Cordeiro Barroso.

Dia 26/08 - Anexo Aldeota


08:00h - Auditório Comunicações de pesquisas em Artes Visuais

10:00h - Auditório - Mesa Redonda V: Recursos Artísticos em Contextos Terapêuticos

Ana Rachel Sales A. Camurça - graduanda em Artes Visuais do IFCE e desenvolve trabalhos de grupos de arteterapia com adultos e idosos. Psicóloga clínica e arteterapeuta com experiência em atendimentos psicológicos, facilitação de grupos terapêuticos e de equipes de trabalho, bem como em gestão e desenvolvimento de recursos humanos.


Cristiana Fernandes Moura - graduanda do curso de Tecnologia em Artes Plásticas do IFCE. Psicóloga, artista, arteterapeuta. Atua como arteterapeuta individualmente e em grupos, dentre estes com grupos de mulheres da periferia de Fortaleza e com Internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Aury Moura Costa, no Ceará. Coordena o Curso de Formação Livre em Arteterapia do Espaço Viver. Desenvolve produção autoral em Artes visuais cuja poética encontra-se imersa em uma sensorialidade do feminino e do cotidiano participando de exposições coletivas a partir de 2004.


Coordenador :Prof Antônio Beethoven

10:00h - Sala de Modelo Vivo - Mesa Redonda VI: Experiências Compartilhadas de Mediação entre Arte e Público

Ruth Vaz Costa - graduada em Artes Plásticas pelo CEFET-CE. Atua como Arte educadora em museus, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Sobrado Dr. José Lourenço. Atualmente coordena a Ação Educativa do Sobrado Dr. José Lourenço e faz parte do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.


Simone Barreto - Graduada em Artes Visuais pelo IFCE - Ceará. Desenvolve trabalhos com arte-educação ministrando oficinas/aulas para crianças e adolescentes. Coordenou o setor educativo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará de janeiro de 2007 a janeiro de 2010. Produziu e coordenou o ateliê coletivo e residência artística TEMPORADA em Fortaleza. Realizou curadorias de exposições coletivas e mostra de videoarte no SESC Cine São Luiz, na Galeria de Artes do SESC em Fortaleza e Juazeiro do Norte.


Coordenador: Prof. Gilberto Machado

 
Dia 27/08 - Anexo Aldeota


avaliação e encaminhamentos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana de Artes Visuais do IFCE

Apresentamos ao lado uma sequência de imagens do lançamento do Grupo Íris que coordenará a Semana de Artes Visuais do IFCE a partir do próximo dia 23 de agosto.



IRIS – GRUPO DE ESTUDOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
Organiza-se como um fórum institucional para discutir a formação de professores de artes visuais para o ensino básico de Fortaleza, atuando em duas linhas de pesquisa:
1) Narrativas de Ensinar e Aprender Artes Visuais; e
2) Práticas Educativas em Artes Visuais.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

OPERÁRIOS no pátio interno do CLAV

O professor Pacelli Barroso vem realizando com seus alunos, a cada semestre, uma pintura mural inspirada em obras de autores consagrados. Ao invés de meramente tentar reproduzir a obra em seu aspecto original, os alunos são incentivados a interpretarem de um modo pessoal a parte que lhes é confiada, embora seja um trabalho coletivo.
Essa prática é uma oportunidade, não apenas de aprimoramento pictórico, mas um modo de exercitar a tolerância com as diferenças de estilos praticados por cada um.
A inevitável proximidade dos diferentes estilos, na parede pintada, proporciona um estreito contato, não só com as diferenças superficiais da forma, mas põe em confronto as diferenças das personalidades individuais, pois é o estilo que mais profundamente caracteriza as diferenças artísticas e, consequentemente, as diferenças entre os próprios seres. Segundo Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da estética "o valor artístico reside não na representação ou na expressão em si mesmas, mas no estilo, que engloba em si as razões, os princípios e os conteúdos da representação e da expressão." (1997, p.74) Assim, nossa pintura mural, tornou-se uma provocação aos limites de tolerância de cada um. Inclusive, é claro, do próprio professor.
É importante ressaltar que, embora a Arte Moderna tenha conquistado importantes espaços que contribuiram para ampliar os horizontes da arte, ela carregou em seu bojo, durante um certo período, a marca da intolerância com a qual tratava os estilos que, para os críticos da época, fossem considerados ultrapassados. Durante o período de supremacia da Arte Abstrata (1940/60), até De Kooning (1904-1997) era visto com reservas porque havia figuras em suas pinturas, embora fossem extremamente simplificadas.

OPERÁRIOS - 2010.1
Na exuberância natural do pátio interno do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, os alunos iniciaram mais uma pintura mural. Dessa vez ao lado da praça vermelha -vermelha não de totalitarismo político, mas de totalidade existencial.

A pintura é uma releitura do quadro de Tarsila do Amaral intitulado OPERÁRIOS. Foi mantida toda a estrutura do quadro original, isto é, sua composição, mas os rostos dos operários foram todos substituídos por personagens ao gosto dos próprios alunos.

 Abaixo a pintura em seus estágios iniciais assistida pelas pedras do pátio.

Mais uma vez o pátio observado de um ângulo exuberante.

Procurou-se não impor nenhuma censura quanto à escolha dos personagens retratados. Desde a pintura da própria face até as imagens de seus professores, de personagens históricos, artistas que estão na mídia,

personagens de quadrinhos, anime e até do gato mascote que surgiu por lá misteriosamente, talvez trazido por uma fadinha que por ali voava e que, pousada sobre uma pedra do pátio, a pintura observava.


Abaixo a pintura concluída e alguns detalhes ampliados:







Alunos que realizaram a pintura:
  • Antônio Vieira da Silva Filho
  • Charles Vasconcelos Vale
  • Clark Ribeiro e Silva Junior
  • Dharilia Sales Rodrigues
  • Francisca Sarah Martins Nicodemos
  • Geisa Gomes Marques
  • Gelirtom Almeida Siqueira
  • Gustavo Henrique da Silva Pereira
  • Juan de Sá Roriz Caminha
  • Luana Mara Bernardo Matos
  • Lucidia Helena Matos Fontenele
  • Ludmilla Karine Dantas Carvalho
  • Mariana Pires de Souza
  • Paulo Cesar da Silva Carlos
  • Sidney Ximenes Araujo
  • Wandson de Oliveira Rocha
  • Yuka Araujo de Lima